3 Passos Definitivos para Nunca mais Tomar Calotes – Manicure Instruída.

 

1. Não faça serviços fiados.

Não tem jeito, não há nenhum acordo legal, então após ter feito um serviço apenas confiando na palavra da cliente, não há a quem recorrer se ela não lhe pagar. Então, a única maneira de evitar 100% os calotes é não fazendo serviços fiados;

2. Fez? Não foi paga? Seja profissional.

Pode parecer feio para a cliente as indiretas nas redes sociais. Mas é feio também para a profissional que posta, isso mostra que você não é uma pessoa rígida com seus trabalhos e que se precipitou.
Se for postar algo à respeito, poste que não fará mais este tipo de coisa e que não atenderá mais as clientes que não pagaram até que o débito seja quitado. E bola pra frente;

3. Aceite Cartões.

Tudo bem, a cliente não tem o dinheiro em mãos e mesmo assim quer ser atendida. Já sabemos que depois de ler isto você não irá mais fazer serviços fiados. Então, como ela faz questão, a alternativa é passar o cartão de crédito.
Hoje em dia é fácil aceitar cartão de crédito em sua empresa ou qualquer local de trabalho. Não precisa nem de maquininha. Existem alguns meios de pagamento que podem ser utilizados até mesmo através do smartphone. Basta dar uma pesquisada.
PS: Talvez futuramente eu faça um artigo ensinando como aceitar cartões de crédito para seus serviços e um comparativo entre as taxas de cada empresa.

E agora, já leu? Que tal deixar seu comentário e quem sabe uma sugestão para o próximo artigo?